Beatriz Carvalho
Geógrafa (UNIFAL), especialista em educação ambiental (USP) e mestre em Planejamento Urbano e Regional (UNIVAP)

Minha trajetória acadêmica e profissional me levou a olhar para o potencial produtivo de áreas urbanas, em especial quanto à variabilidade genética de plantas comestíveis que nascem espontaneamente nos espaços mais inusitados, além daquelas que ocorrem naturalmente em nossas florestas e cerrados. Assim, em 2014 criei o Mato no Prato, um projeto de educação ambiental com enfoque na valorização dos recursos naturais alimentícios, bem como na sua identificação correta e segura, cultivo adequado para cada ambiente e situação e no aproveitamento culinário sustentável.

Hoje, o "Mato" é um negócio social que, através de cursos, consultorias e desenvolvimento de produtos alimentícios usando as PANC como ingredientes essenciais, fortalece o vínculo entre pessoas e a própria natureza, a partir de suas escolhas alimentares.

Em parceria com Rodrigo Polisel, lançamos essa Chave de Identificação com foco em plantas alimentícias e medicinais, para que cada vez mais pessoas consigam identificar plantas aptas ao consumo e encontradas nos mais variados locais.